sexta-feira, 14 de setembro de 2007

Construção de shopping de Diadema pode começar em outubro.


Prefeitura e iniciativa privada ainda precisam assinar contrato para dar pontapé inicial nas obras



São 12 anos de negociações e mudanças de projetos. Mas, parece que dessa vez, o desejo antigo dos moradores de Diadema de terem um shopping de grande porte, no Centro, poderá virar realidade nos próximos meses. Alteração no projeto de lei aprovada, nesta quinta-feira (13/09), pelos vereadores, permitirá a assinatura do "termo de compromisso", ainda neste mês. O documento estabelece as diretrizes dos serviços e prazo para execução dos serviços. Os investidores querem começar as obras em outubro.

Em setembro de 2004, o Legislativo aprovou a Lei nº 2.353, que criou a "Operação Urbana Graciosa". O objetivo da iniciativa é promover um conjunto de intervenções a serem executadas por empreendedores privados em parceria com a Prefeitura. O foco do projeto é garantir condições para a construção do denominado Shopping Praça da Moça.
Na época, a Lei estabelecia seis meses para a assinatura do "termo", mas o prazo expirou. De acordo com o secretário de Serviços e Obras, Luiz Carlos Theóphilo, os investidores não assinaram o documento porque não tinham condições de arcar com a obra. "A Administração poderia ter insistido para assinar, mas teríamos o risco de paralisar as obras", declarou. Consideramos mais prudente começar o projeto, assim que tivéssemos condições de idealizar a construção", explicou o secretário.

Por causa de alterações no projeto, a obra ficou viável economicamente para os investidores. O grupo de empresários comprará uma área de 3,4 mil metros quadrados, onde é, atualmente, a sede da GCM (Guarda Civil Municipal) para ampliar a planta do prédio. A aquisição custará R$1,8 milhões. O empreendimento ocupará todo o quarteirão formado pelas ruas Manoel da Nóbrega e Graciosa no eixo comercial do município.
De acordo com Theóphilo, a Prefeitura não quer o dinheiro como forma de pagamento pelo terreno. "Preferimos que os investidores revertam o montante em serviços para a gente", comentou. O novo prédio da GCM será erguido no Parque Jesuíta sob os cuidados dos investidores. "É uma troca justa. Pagamos pela obra e o que faltar a gente reverte em benefícios para a cidade", explicou o diretor operacional do projeto, Roberto Martins.
Shopping - Os investidores consideram outubro o mês ideal para dar o pontapé inicial no canteiro de obras e estimam o prazo de 18 meses para conclusão do prédio. Martins afirma que serão investidos R$ 125 milhões na obra. "A população vai se surpreender. Ficará muito melhor do que havíamos traçado", garante.

Questionado sobre as diversas alterações no projeto, o diretor preferiu não adiantar detalhes. "Nem o prefeito tem o conhecimento de todo o conteúdo, vamos apresentar em breve. Não falo para evitar especulações", finaliza Martins.

A alteração do projeto de lei ainda será votada na próxima sessão da Câmara (20/09). Depois de passar pelo crivo dos vereadores, a assinatura do documento deve ocorrer ainda neste mês.


'Fonte:
http://www.abcdmaior.com.br/noticia_exibir.php?noticia=3369

Nenhum comentário: