quinta-feira, 20 de setembro de 2007

Projeto que viabiliza shopping é votado.

Blogger Shopping Praça da Moça - Diadema


[terreno do shopping]


A construção do primeiro Shopping Center de Diadema deve ganhar novo capítulo hoje (20) na sessão da Câmara. Isso porque, será votado em segunda discussão o projeto de lei de autoria do Executivo que determina a viabilização de um conjunto de obras para sua edificação.
Segundo um dos representantes do grupo de empreendedores Empreendi, Roberto Martins, as obras do centro de compras poderão ser iniciadas no próximo mês, caso a proposta passe pelos parlamentares e seja sancionada pelo prefeito José de Filippi (PT).
De acordo com Filippi, a Operação Urbana Graciosa tem como objetivo promover transformações urbanísticas e estruturais da área. "Isso contribuirá para prover nossa cidade de infra-estrutura necessária para seu desenvolvimento econômico, como melhorias no sistema viário, por exemplo", ressalta.
A idéia do empreendimento em Diadema começou a ser desenhada há pelo menos 12 anos, e desde então não teve grandes avanços. Porém, a aprovação da proposta apresentada pelo Executivo deve ser a pontapé inicial para o entendimento entre investidores e administração pública.
O shopping deverá abrigar salas de cinema, seis lojas âncoras, um restaurante, praça de alimentação e 180 pontos comerciais. Estima-se que o estacionamento terá aproximadamente 1,6 mil vagas.

Fonte: Diadema Jornal
http://www.diademajornal.com.br/diademajornal15.htm

sexta-feira, 14 de setembro de 2007

Construção de shopping de Diadema pode começar em outubro.


Prefeitura e iniciativa privada ainda precisam assinar contrato para dar pontapé inicial nas obras



São 12 anos de negociações e mudanças de projetos. Mas, parece que dessa vez, o desejo antigo dos moradores de Diadema de terem um shopping de grande porte, no Centro, poderá virar realidade nos próximos meses. Alteração no projeto de lei aprovada, nesta quinta-feira (13/09), pelos vereadores, permitirá a assinatura do "termo de compromisso", ainda neste mês. O documento estabelece as diretrizes dos serviços e prazo para execução dos serviços. Os investidores querem começar as obras em outubro.

Em setembro de 2004, o Legislativo aprovou a Lei nº 2.353, que criou a "Operação Urbana Graciosa". O objetivo da iniciativa é promover um conjunto de intervenções a serem executadas por empreendedores privados em parceria com a Prefeitura. O foco do projeto é garantir condições para a construção do denominado Shopping Praça da Moça.
Na época, a Lei estabelecia seis meses para a assinatura do "termo", mas o prazo expirou. De acordo com o secretário de Serviços e Obras, Luiz Carlos Theóphilo, os investidores não assinaram o documento porque não tinham condições de arcar com a obra. "A Administração poderia ter insistido para assinar, mas teríamos o risco de paralisar as obras", declarou. Consideramos mais prudente começar o projeto, assim que tivéssemos condições de idealizar a construção", explicou o secretário.

Por causa de alterações no projeto, a obra ficou viável economicamente para os investidores. O grupo de empresários comprará uma área de 3,4 mil metros quadrados, onde é, atualmente, a sede da GCM (Guarda Civil Municipal) para ampliar a planta do prédio. A aquisição custará R$1,8 milhões. O empreendimento ocupará todo o quarteirão formado pelas ruas Manoel da Nóbrega e Graciosa no eixo comercial do município.
De acordo com Theóphilo, a Prefeitura não quer o dinheiro como forma de pagamento pelo terreno. "Preferimos que os investidores revertam o montante em serviços para a gente", comentou. O novo prédio da GCM será erguido no Parque Jesuíta sob os cuidados dos investidores. "É uma troca justa. Pagamos pela obra e o que faltar a gente reverte em benefícios para a cidade", explicou o diretor operacional do projeto, Roberto Martins.
Shopping - Os investidores consideram outubro o mês ideal para dar o pontapé inicial no canteiro de obras e estimam o prazo de 18 meses para conclusão do prédio. Martins afirma que serão investidos R$ 125 milhões na obra. "A população vai se surpreender. Ficará muito melhor do que havíamos traçado", garante.

Questionado sobre as diversas alterações no projeto, o diretor preferiu não adiantar detalhes. "Nem o prefeito tem o conhecimento de todo o conteúdo, vamos apresentar em breve. Não falo para evitar especulações", finaliza Martins.

A alteração do projeto de lei ainda será votada na próxima sessão da Câmara (20/09). Depois de passar pelo crivo dos vereadores, a assinatura do documento deve ocorrer ainda neste mês.


'Fonte:
http://www.abcdmaior.com.br/noticia_exibir.php?noticia=3369