sexta-feira, 11 de janeiro de 2008

ABCD Maior: Diadema discute seu primeiro shopping.

Empreendimento será voltado para consumidores de menor poder aquisitivo

A construção do primeiro shopping center de diadema foi tema de discussão de uma audiência pública nesta quarta-feira na Câmara. O crescimento das classes B e C é o motor principal da chegada do investimento à cidade. Da parte dos empresários, a discussão pública foi uma novidade perfeitamente assimilada. De um lado, há o crecente interesses dos investidores pelas classes de menor poder aquisitivo. De outro, há a perspectiva de geração de cinco mil empregos diretos o indiretos.

“Essa é uma audiência pública para falar sobre o relatório de impacto de vizinhança que é apresentado para a Prefeitura analisar. Foi solicitado pela Câmara a leitura pública deste estudo. Para nós é uma novidade mas será bom esclarecer para a comunidade o que será esse projeto”, disse Roberto Martins, diretor de operações do Shopping Praça da Moça, empreendimento localizado no centro de Diadema, ao lado da principal praça e área de lazer do município.

A proposta de discutir publicamente o empreendimento foi da vereadora Irene dos Santos (PT). Durante cerca de duas horas foi apresentado o projeto do shopping com maquetes digitais e também a conclusão das análises feitas sobre o impacto. De acordo com os dados, 80% do público-alvo são das classes B e C.

A meta dos investidores está calcada nas mudanças verificadas no perfil do consumidor brasileiros nos últimos anos. Indo direto ao ponto, o mercado que mais cresce no Brasil é o da base da pirâmide. Os consumidores das classes C, D e E representam 87% da população brasileira e, só em 2006, movimentaram R$ 512 bilhões, tendo crescido R$ 80 bilhões desde 2002.

"Isso vai gerar um aumento de consumo. Esse consumo tem que ser atendido. Existe inclusive uma demanda reprimida, por exemplo Diadema, que merecia esse shopping a mais tempo. Agora foi possível viabilizar”, afirmou Roberto Martins. A nova realidade do mercado consumidor tem nímeros diferentes quando o assunto é um shopping em Diadema. Estudos dos empreendedores indicam que 20% do público irá ao shopping a pé, 45% de ônibus e 35% de carro. No novo shopping, serão disponibilizadas 1.506 vagas no estacionamento.

De qualquer forma, haverá um impacto no trãnsito local com o novo shopping. Por isso, foi apresentado proposta de intervenção no trânsito, que deve ser analisada pela Prefeitura. A sugestão é da adoção de mão única em trechos das ruas Graciosa e Manoel da Nóbrega, além de inserção de novos semáforos e faixas de pedestre. No estudo sobre o impacto na vizinhança, foi colocado a valorização dos imóveis e o melhor padrão de comércio.

O projeto prevê uma construção com arquitetura do início do século 20. Além de diversas lojas, o shopping terá duas praças de eventos, uma delas descoberta, oito salas de cinema, uma academia e um restaurante. Questões ambientais como a reciclagem do lixo e também do óleo usado na cozinha dos restaurantes foram colocadas. No final da apresentação foi aberto à população espaço para fazer perguntas.

Estavam presentes na audiência o secretario de Obras, Luis Carlos Theóphilo, a secretária de Governo, Lucia Couto, o presidente da ACE (Associação Comercial e Empresarial) de Diadema, Antônio Celso Ruiz e os vereadores Milton Capel (PMDB) e Irene dos Santos.

Fonte: ABCD MAIOR

Nenhum comentário: