quarta-feira, 7 de julho de 2010

Vazamento de gás interdita Shopping em Diadema

Mais informações no twitter.com/diademanews

Tubulação danificada (foto: Hike Marcel)

Foto: DGABC


Comente essa matéria!

Globo/SPTV:

Uma tubulação de gás se rompeu em um comércio da Rua Graciosa, em Diadema, na Grande São Paulo, nesta quarta-feira (7). Por volta das 12h, os bombeiros informaram que o vazamento já foi contido. O susto foi grande por causa do barulho e do forte cheiro de gás que se espalhou rapidamente. Ainda não há informações sobre vítimas.

Segundo os bombeiros, uma máquina retroescavadeira trabalhava no local quando aconteceu o rompimento. A situação já foi controlada e, a área, isolada.

Ainda de acordo com os bombeiros, equipes da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) e da Comgás estão no local para analisar as causas do vazamento.


DGABC:

Um vazamento de gás na Rua Graciosa, em Diadema, interditou na manhã de ontem o quarteirão do Shopping Praça da Moça e impediu o acesso ao estabelecimento. Cerca de 1.500 pessoas tiveram de ser retiradas às pressas do local. O empreendimento retomou as atividades por volta das 15h.

O vazamento foi provocado por uma equipe terceirizada que fazia reparos na rua, em frente a uma das entradas do shopping, e acabou atingindo uma tubulação de gás. A retroescavadeira perfurou a rede da Comgás por volta das 10h50. Os vizinhos e funcionários do shopping acionaram o Corpo de Bombeiros.

"Um vazamento de gás é sempre perigoso, porque há risco de explosão. O shopping foi evacuado e as ruas próximas interditadas até que o vazamento fosse controlado e não oferecesse mais risco à população. A equipe de emergência da Comgás chegou rapidamente e às 12h20 o vazamento foi totalmente controlado", disse o tenente do Corpo de Bombeiros, Arnaldo José da Costa Filho.

A maioria das 1.500 pessoas removidas do centro de compras no momento da ocorrência era de funcionários, de acordo com a assessoria de imprensa do shopping. Ninguém precisou de cuidados médicos. O trânsito de veículos e a passagem de pedestres foram liberados por volta das 12h30. O shopping somente foi reaberto duas horas e meia mais tarde.

O proprietário de uma oficina mecânica localizada em frente ao local do vazamento estava indignado com a situação. " Esta não é a primeira vez que isso acontece. Em dezembro ocorreu outro vazamento e por conta de obras desta mesma empresa. Será que eles não têm acesso ao mapa da rede de gás? O meu comércio fica parado, e ninguém arca com o meu prejuízo", protestou Aristeu Silva, 39 anos,

O rompimento da adutora de gás foi ocasionado por retroescavadeira da empresa FBS, quando executava o trabalho de recapeamento do asfalto da Rua Graciosa. De acordo com a assessoria do shopping, a empresa foi contratada pela construtora do Engenering, responsável pelas melhorias no entorno do empreendimento comercial.

A evacuação causou pânico, segundo relataram alguns funcionários." Ouvimos um barulho alto, logo depois parecia que estava vazando água. Fomos informados de que iram desligar a energia e que tinhamos que sair porque havia um vazamento. O cheiro estava muito forte, muita gente saiu correndo, chorando de medo de explodir", disse a gerente de loja, Lucilene Motta.

A assessoria de imprensa da Congás, informou que os mapas das redes estão disponíveis. O volume do vazamento não foi divulgado. E o outro vazamento citado, que teria ocorrido há sete meses, não foi confirmado.


R7:

Um shopping em Diadema, no Grande ABC, precisou ser desocupado e fechado na manhã desta quarta-feira (7) por causa de um vazamento de gás na rua Graciosa, no centro da cidade. Segundo a Comgás (Companhia de Gás de São Paulo), a rede foi danificada por uma retroescavadeira que realizava obras para o Shopping Praça da Moça.

O vazamento foi controlado por volta das 12h20 e uma equipe estava no local fazendo o reparo, mas não havia previsão para o término do serviço, informou a companhia. A distribuição de gás na região não chegou a ser interrompida. O Corpo de Bombeiros informou que ninguém ficou ferido.

A assessoria de imprensa do Shopping Praça da Moça informou que a retroescavadeira estava a serviço de uma obra da Prefeitura de Diadema e que o shopping permanecerá fechado até que a Defesa Civil autorize a reabertura.

Já a Prefeitura de Diadema negou que fosse responsável pela obra e, assim como a Comgás, afirmou que a obra seria do shopping.


Estação Notícia:

Um vazamento de gás provocou a evacuação do shopping Praça da Moça, em Diadema. Segundo a administração do estabelecimento, um rompimento de uma adutora resultou no vazamento e que a retirada de clientes e funcionários foi feita por questão de segurança. Ninguém ficou ferido, de acordo com o shopping.

O princípio de vazão aconteceu por volta das 11h, início de maior movimento por conta do horário de almoço comercial. Segundo a administração do local, o vazamento ocorreu quando uma retroescavadora da empresa FBS realizava um trabalho de recapeamento asfáltico da Rua Graciosa, onde uma das entradas do prédio está localizada.

O Corpo de Bombeiros foi contatado e, como medida preventiva de segurança, houve evacuação total da estrutura. “Essa ação foi realizada pela equipe de seguranças e bombeiros do shopping Praça da Moça, que recebe treinamento especial para este tipo de situação. Não houve pânico ou correria por parte de lojistas, funcionários e frequentadores do empreendimento”, informou a nota da administração do shopping, assinada pelo gerente geral Wilson Pelizzaro.

Após dez minutos da evacuação, equipes da Comgás (Companhia de Gás de São Paulo) e do Corpo de Bombeiros iniciaram as obras de reparo do rompimento da adutora de gás. Por volta do meio-dia, o serviço havia sido concluído e, a partir das 13h, o estabelecimento foi reaberto. “A administração do shopping Praça da Moça está apurando as responsabilidades pelo ocorrido”, finalizou Pellizzaro.

O shopping Praça da Moça, inaugurado em 2009, possui 135 lojas em operação, lotérica, farmácia, salão de beleza e podologia. O estabelecimento é o primeiro deste porte em Diadema e conta com 1.100 vagas de estacionamento.


Diário Regional:

Os mil funcionários e lojistas do Shopping Praça da Moça, em Diadema, passaram duas horas de apreensão durante toda a manhã de ontem. Uma escavadeira que realizava obras na rua Graciosa, em frente à entrada principal do centro comercial, rompeu, acidentalmente, tubulação de gás, o que ocasionou o vazamento da substância tanto na rua, como na parte interna do shopping.

O forte cheiro invadiu algumas lojas e corredores do centro comercial. Como medida preventiva de segurança, funcionários, lojistas e clientes das 148 lojas foram retirados do local pelo Corpo de Bombeiros. Até o fechamento desta edição ninguém havia assumido a responsabilidade peloa obra. Tanto a Prefeitura de Diadema como a aministração do shopping negam conhecimento da intervenção.

Silene Nagasava, proprietária de uma loja no piso térreo, disse ter ouvido, por volta das 11 horas, barulho de pedras na rua e, em seguida, sentido o forte cheiro de gás. “Vim ver o que estava acontecendo, mas quando senti o cheiro, corri para fechar minha loja e sair”, pontuou. Segundo a lojista, a evacuação do prédio foi bem rápida. “Porém, quem perdeu com o acidente fomos nós, que tivemos de fechar as portas na hora do almoço, período de maior movimentação de clientes”, destacou.

A gerente de outro comércio do segundo piso, Shirley Pereira Costa, disse que também sentiu o cheiro de gás. “Como a loja fica próxima da outra entrada, o cheiro estava fraco, mas quando vi todo mundo correndo, não perdi tempo”, disse.

Equipe de segurança

Segundo nota do shopping, a evacuação realizada pela equipe de seguranças e bombeiros se concretizou sem qualquer pânico ou correria por parte de lojistas, funcionários e frequentadores do empreendimento.

De acordo a assessoria da Comgás, depois que o prédio foi esvaziado os funcionários da empresa, juntamente com os bombeiros, fizeram uma medição do gás nos corredores do shopping para verificar se havia ou não risco de reabrir o local. Como nenhum perigo foi detectado, às 13 horas o centro de compras foi liberado para o funcionamento e abertura das vias de acesso.

Segundo comerciantes e lojistas da rua Graciosa, as intervenções em frente ao Shopping Praça da Moça foram iniciadas na última terça-feira. Uma escavadeira abriu buraco em uma das faixas da via. No entanto, prefeitura e shopping negam autoria das obras. A administração pública garante que a intervenção não é municipal e que o Departamento de Trânsito foi acionado apenas para realocar o trânsito local enquanto os trabalhos fossem realizados.

Em nota, o Shopping Praça da Moça informou que o rompimento de uma adutora de gás, ocasionado por uma retroescavadeira, fazia parte de trabalho de recapeamento do asfalto da via. Apesar de negar que a intervenção seja de sua autoria, a assessoria garantiu que a administração do centro comercial vai apurar as responsabilidades do ocorrido.